Muitos dos descendentes de Valentino Bujat e Maria Maddalena Gherbezza tentaram a cidadania italiana por descendência, mas não lograram êxito. A explicação está na lei abaixo retirada do site do Consulado Italiano de Belo Horizonte https://consbelohorizonte.esteri.it/
Cidadania por descendência
E-mail: cidadania.belohorizonte@esteri.it
QUAIS SÃO AS EXIGÊNCIAS PARA REQUERER A CIDADANIA?
A cidadania se transmite a partir de 17 de março de 1861, ano em que se constituiu o Reino da Itália. Nos casos em que o ascendente italiano tenha nascido antes desta data, deve-se certificar se o ascendente não tenha morrido ou se naturalizado antes da referida data.
A transmissão da cidadania italiana pode ocorrer:
• Por via paterna: o filho de pai italiano é cidadão italiano.
• Por via materna: mulheres italianas transmitem a cidadania aos filhos nascidos após 1 de janeiro de 1948, ano da Constituição da República. Para quem nasceu antes dessa data, o pedido de reconhecimento da cidadania deverá ser feito exclusivamente por via judicial.
Valentino Bujat nasceu em Aiello del Friuli em 1849 quando o território fazia parte da Áustria, portanto aos olhos da lei, nosso patriarca é considerado austríaco.
Maria Maddalena Gherbezza nasceu em território italiano, porém antes de 1948. Como visto anteriormente, as mulheres nascidas antes de 1948 não tem direito de transmitir a cidadania. Até a data deste “post” ainda não havia tomado conhecimento de nenhum membro de nossa família que conseguira a cidadania pela linhagem de Valentino ou Maria Maddalena.