VALENTINO BUIATTI FILHO
Terceiro filho do casal Valentino e Madalena Gherbezza, nasceu em Aiello del Friuli em 12 de abril de 1890 e foi batizado na Parocchia (Paróquia) Santo Ulderico, assim como os demais irmãos. Emigrou para o Brasil junto com a família em 23 de fevereiro de 1891, com 10 meses de idade. Sobrevivieu a toda travessia do oceano Atlântico até a chegada da família a Sertãozinho. Seguiu com a família para a Fazenda Sobradinho em Uberabinha (Uberlândia -Minas Gerais) em 1898, trabalhou com a família na lavoura de café e casou-se com Vitoria Zanatta em 1916. A família Zanatta (Ferdinando Zanatta, Margherita Bandiera e filhos) assentaram-se na região do Quilombo na região de Sobradinho em Uberlândia.
Certidao nascimento Valentino Buiatti Filho Parocchia Santo Ulderico – Local de batizado de Valentino Filho
Vitória Zanatta nasceu em Cravinhos – São Paulo em 1898 e emigrou para Uberlândia junto com os pais (Ferdinando e Margherita). Após o casamento com Valentino Filho foi morar com os Buiatti na Fazenda do Córrego das Moças.
O casal teve 3 filhos: Alvina Buiatti, que nasceu em 1917 em Uberabinha e faleceu precocemente com 4 anos de idade, em 15 de janeiro de 1921. Antonio Buiatti Sobrinho que nasceu em 16 de junho de 1921 e faleceu 8 dias após, em 24 de junho de 1921. Naquela época era muito como o “Mal dos 7 Dias”, conhecido atualmente pelo tétano no recém-nascido. Os camponeses tratavam a ferida do umbigo das crianças com fumo, pó de café, esterco, teia de aranha e etc. Essas substâncias muitas vezes contaminavam a ferida umbilical e matavam as crianças. Maria Buiatti, nascida em 1923 foi a única que chegou na adulticie. Casou-se com Basílio Silva (Irmão de Júlia Silva, que era casada com o primo de Maria, José Buiatti). Temos a informação que Maria e Basílio tiveram um filho, de nome Wilson Silva, que se casou com Iracema Cabral.
Valentino viveu, praticamente sua vida inteira, na Fazenda Sobradinho. Infelizmente, aos 34 anos incompletos, teve uma morte precoce e trágica. A história contada por Maria Cassemira (cunhada de Valentino Filho) e baseada na certidão de óbito, foi assim.
Em 13 de janeiro de 1924, estava Valentino fazendo uma festa em sua casa, quando duas pessoas que não eram da família iniciaram uma contenda. Eram Sebastião Bento e um certo Juvenal, que agrediu Bento fisicamente. Valentino estava dentro da casa jogando cartas e logo saiu para apaziguar a confusão. Quando segurou Juvenal para afastá-lo, Sebastião Bento sacou uma garrucha e atirou em seu agressor, o projétil acidentalmente feriu Valentino na virilha lesando sua artéria femural. Os parentes e vizinhos foram com urgência buscar o médico Diógenes de Magalhães, mas quando ele chegou na Fazenda Sobradinho Valentino já tinha falecido. A viagem de cavalo de Sobradinho a Cidade de Uberabinha (Uberlândia), que distava aproximadamente 20 quilômetros, poderia durar de 2 a 4 horas. Valentino deixou viúva Vitoria Zanatta e uma filha bebê, Maria Buiatti. Ainda não obtivemos informações sobre o destino de Vitória Zanatta, Maria Buiatti e Basílio Silva.
VITÓRIA ZANATTA (Esposa de Valentino Buiatti Filho)
Vitória Zanatta nasceu em Cravinhos – São Paulo em 1898. Filha de Ferdinando Zanatta, nascido na Província de Treviso na Italia em 5 de julho de 1849 e Margherita Bandiera, que imigraram para o Brasil com seus 5 filhos (Assunta, Luigi Carlo, Ernesto, Giulio e Theresa) em 17 de agosto de 1896. Vitória provavelmente foi a primeira filha de Ferdinando e Margherita a nascer no Brasil, pois haviam chegado há pouco tempo em terras brasileiras. Em Cravinhos ajudaram a formar o cafezal do fazendeiro paulista Candinho Pereira e conseguiram dinheiro para tentar a sorte em outro lugar, pois em São Paulo as terras eram mais onerosas. Após mudarem-se para Uberlândia (São Pedro de Uberabinha na época), foram assentados na região do Córrego do Quilombo, onde formaram mais um cafezal para comercializar com Uberlândia e Araguari. Em 1915, casou-se com Valentino Buiatti filho com quem teve 3 filhos, sendo que 2 morreram ainda crianças. Ficou viúva em 13 de janeiro1924 com a filha Maria. A partir dessa data não tivemos mais informações sobre Vitoria Zanatta. Favor adicionar informações quem tiver, por gentileza através do e-mail flaviomalagoni9@gmail.com
Cidade natal de Vitória Zanatta Antiga estação de Cravinhos