Este capítulo foi realizado através dos arquivos e fotografias cedidas pelo primo Marlei de Souza (Neto de Maria Assumpta Buiatti)
Josefina Buiatti ou Josephina Buiatti (Registro na certidão de casamento) tinho o apelido Pina, que era o apelido dado no Friuli às pessoas chamadas “Giuseppina”. A tradução do nome Giuseppina, em português, é Josefina.
A Josefina (Pina) foi a 5ª filha de Valentino e Maria Madalena. Nasceu em 19 de março de 1895 na cidade de Jardinópolis-SP. Viveu sua infância e adolescência em Uberabinha na Fazenda Sobradinho e casou-se com Zeferino Rodrigues em 28 de abril de 1917 na cidade de Uberabinha. Posteriormente mudaram-se para Anápolis-GO, para onde sua irmã Mariana Buiatti já tinha emigrado com a família. Em Goiás trabalhavam no campo com agricultura. Neste período, Pina foi vítima de ferimento na mão esquerda por “timbete”, o ferimento se complicou e houve necessidade de amputação ao nível do antebraço, e posteriormente ao nível do braço. Após alguns anos Pina foi abandonada pelo marido, e permaneceu em Anápolis-GO até Setembro de 1956, A pedido de seu sobrinho Pedro Zanatta, retornou para Uberlândia a fim de ajudar Olinda “Ina”, sua sobrinha, a cuidar do seu 3°filho, então recém-nascido, Marlei. À partir disso, morou com Olinda Zanatta até o dia de sua morte.
Pina era pessoa determinada e taciturna, não se queixava da sorte e estava sempre disposta para o trabalho. Mesmo com a deficiência física, os trabalhos executados por ela, dificilmente eram equiparados, por mulheres sem deficiência. Viveu sozinha em Anápolis, sustentando-se com o seu próprio trabalho, apesar de todas dificuldades.
Pina faleceu em Uberlândia na data de 28 de julho de 1989 e não deixou descendentes.