MARIA ASSUMPTA BUIATTI
Maria Assumpta nascida em 15 de julho de 1897 em Jardinópolis-SP. Esta localidade, foi a última estadia de Valentino e família antes de se mudarem para Uberlândia (Uberabinha). A inauguração da estação ferroviária de Sobradinho em fins de 1896 permitiu o deslocamento mais eficiente das famílias que queriam tentar a vida em São Pedro de Uberabinha. Por volta de 1898 mudaram-se para a Fazenda Sobradinho, onde Maria Assumpta viveu sua infância e adolescência. Perto de Sobradinho, na Fazenda do Quilombo, moravam Ferdinando Zanatta, Margherita Bandiera e filhos. Maria conheceu então Giulio Zanatta, filho de Ferdinando Zanatta e Margherita Bandiera, e posteriormente casaram-se no dia 03 de outubro de 1914 em Uberabinha. Giulio era italiano, nascido em Arcade em 18 de Janeiro de 1892.
![](https://familiabuiatti.com.br/wp-content/uploads/2020/06/Photo1502137-1024x721.jpg)
Sentados da esquerda para direita: Maria Assumpta, Giulio, Rosa Palmyra, Ernesto.
Crianças da esquerda para direita: Justina, Pedro, Olivia, “Santo”, “Santinha” e “Beppe”.
Após o casamento, Maria foi viver com a família Zanatta na Fazenda do Quilombo e teve 10 filhos com Giulio Zanatta: Justina Zanatta, Olvina Zanatta, Pedro Zanatta, Angelina Zanatta, João Zanatta, Julieta Zanatta, Alberto “Tuta” Zanatta, Olinda Zanatta, Ivo Zanatta e Maria Helena Zanatta. Maria Assumpta ficou viúva em 1938 e permaneceu juntos aos filhos morando e trabalhando na fazenda do Quilombo. Mudou-se para cidade já com idade avançada com endereço no Bairro Aparecida. (Rua Belém, 273). Faleceu em 28 de junho de 1981 em Uberlândia-MG, e deixou uma imensa família que ajudou de forma intensa o desenvolvimento e expansão de nossa cidade.
Sabemos que a família dos Buiatti e Zanatta, além de vizinhos, tinham uma amizade forte, que os ligaram pelo sangue, nos casamentos de Valentim Buiatti Filho & Vitória Zanatta; Giulio Zanatta & Maria Assumpta Buiatti; Jerônimo Buiatti & Angelina Zanatta; José Buiatti & Amélia Zanatta; Silvio Buiatti & Marli Marques Zanatta; e Domingos Sávio Buiatti & Neide Marques Zanatta,
![](https://familiabuiatti.com.br/wp-content/uploads/2020/06/Photo1502136.jpg)
GIULIO ZANATTA (Esposo de Maria Assumpta Buiatti)
Giulio Zanatta nasceu em Arcade na província de Treviso, região do Veneto, em 18 de janeiro de 1892. Foi o 4º filho de Ferdinando Zanatta e Margherita Bandiera. Emigrou da Italia com a família em 1896 com 4 anos de idade. Chegaram ao Porto de Santos em 17 de agosto de 1896 a bordo do vapor Edilio Raggio. O registro da chegada da família de Ferdinando e Margherita está registrada no livro 054, página 105 da Hospedaria dos Imigrantes do Brás em São Paulo.
Igreja de Arcade – Cidade natal de Giulio Zanatta Brasao de Arcade
Consigo vieram os pais e mais 4 irmãos: Assunta com 14 anos, Luigi Carlo com 11 anos, Ernesto com 7 anos e Theresa com 3 anos de idade. Provavelmente a primeira Fazenda que foram trabalhar, pois eram agricultores, foi em Cravinhos -São Paulo, onde nasceu sua irmã Vitoria Zanatta. Naquela região ajudaram a formar o cafezal do Sr. Candinho Pereira e ganhar alguma reserva de soldo para tentar a sorte em terras mais favoráveis. Após 1898 se mudaram para São Pedro de Uberabinha (atual Uberlândia) e se estabeleceram nas terras onde fica o Córrego do Quilombo em Sobradinho. A família Zanatta por proximidade e amizade com a família Buiatti, casaram Giulio com Maria Assumpta Buiatti em 03 de outubro de 1914 e Vittoria Zanatta com Valentino Buiatti Filho em 19 de junho de 1915. Os primeiro cafezais da região do Córrego do Quilombo foram formados por Ferdinando Zanatta e família, segundo o livro de Antônio Pereira da Silva (Velhos Italianos de Uberabinha).
Na fazenda do Quilombo Giulio e Maria Assumpta tiveram 10 filhos: Justina, Olivia, Pedro, Angelina, João, Julieta, Alberto, Olinda, Ivo e Maria Helena. Giulio era homem alto, com aproximadamente 2 metros de altura, esbanjava simpatia, bom humor e se interessava por assuntos ligados a política. Faleceu ainda jovem em 28 de agosto de 1938.
![](https://familiabuiatti.com.br/wp-content/uploads/2020/06/periodico.png)