Os rios do Friuli / I fiumi

TAGLIAMENTO – 178 Km de extensão

O rio Tagliamento, também chamado de Tiliment em friulano,  Tagiamento ou Tajamento em Vêneto é o mais importante da região de Friuli-Venezia-Giulia com uma ampla bacia fluvial de aproximadamente 3.000 Km². É um dos únicos rios da Europa a manter a morfologia e cursos originais.

Sua nascente se encontra nas proximidades do Comune de Lorenzago di Cadore (Veneto) e se dirige a leste para a Carnia. Em direção ao sul o rio faz parte da fronteira entre as provínicias de Pordenone e Udine, e posteriormente entre as regiões do Veneto e Friuli Venezia Giulia. O Tagliamento desagua no Golfo de Veneza entre a cidade de Lignano Sabbiadoro no Friuli e Bibione no Veneto.

Rio Tagliamento na região de Ragogna. Fonte: www.pinterest.ch

ISONZO – 138 Km de extensão

O rio Isonzo (em italiano) é chamado na Eslovênia de Soča, Lusinç em friulano, Sontig em alemão e Aesontius em latim. Flui da região oeste da Eslovênia por 96 Km em direção ao nordeste da Italia no Friuli-Venezia-Giulia.

Em relação a cidade de nossos antepassados, Aiello del Friuli, o rio fica 12 Km a leste. Em conjunto com o rio Torre, foram estes cursos que alavancaram o desenvolvimento e produtividade daquela região.

É um rio que nasce nos Alpes Julianos da Eslovênia e desagua no Mar Adrático nas proximidades da cidade de Monfalcone. Antes da Primeira Guerra Mudial corria paralelo a fronteira do Reino da Italia e Império Austro-Hungaro. Durante a Primeira Guerra foi palco de batalhas duras e sangrentas, em especial a Batalha de Caporetto em 1917.

TORRE – 70 Km de extensão

É o principal afluente do Rio Isonzo e possui nascente no Parque Natural Regional dos pré-alpes Julianos (Prealpi Giulie). Aiello del Friuli faz parte da bacia fluvial do rio Torre, assim como a capital da província, Udine. A distância entre o centro da cidade e o rio é de 5 Km de oeste para leste. Sua desembocadura ocorre no rio Isonzo nas proximidades de Armellino.

NATISONE – 55 Km de extensão

Também chamado de Nadison em friulano e Nadiža em esloveno, é o principal tributário do rio Torre. A bacia deste rio se extende da fronteira com Eslovênia até as proximidades de Ponte San Quirino e abrange as bacias de seus três principais afluentes: Alberone, Cosizza e Erbezzo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *