Realizamos pesquisa na internet sobre os pontos turísticos mais relevantes a fim de compartilhar com a família. Quem sabe um dia possamos ter a alegria de visitar as terras que nossos ancestrais viveram.
LIGNANO SABBIADORO
É uma cidade a beira mar localizada no sul da província de Udine e destino de muitas famílias friulanas no verão. Possui 39 balneários em sua costa. A costa é longa e possui uma faixa de areia larga. A cidade tem vida noturna e atrações para adultos e crianças. Existem locais especializados para atendimento para cadeirantes.
O balneário Aragosta (número 11) é um dos maiores de Lignano. Situa-se a poucos metros do Bar Smeraldo onde se pode fazer um almoço rápido, desfrutar o café da manhã e aproveitar um sorvete gelado. As areias possuem wi-fi e pode-se alugar cadeira de praia e guarda-sóis (ombrellone).
Entrada do balneário Aragosta
Granchio é o balneário de número 01, e fica localizado nas proximidades da “Laguna di Marano”. Uma viagem de barco de Lignano a Marano é rápida e dura cerca de 30 minutos. Em Marano se encontra locais parecidos com a famosa Veneza, pois os canais são margeados por prédios e construções voltadas ao turismo local e internacional.
Em Granchio pode-se passar um tempo no quiosque na areia e admirar a vista estupenda do Mar Adriático e há o restaurante Punta Faro Beach que oferece café da manhã, almoço e aperitivos ao pôr do sol. A tradução de “granchio” é caranguejo.
Contruções nas margens dos canais de Marano Quiosques na Laguna di Marano
Restaurante Punta Faro Beach – Granchio Balneário Granchio – Lignano
AQUILEIA
É uma colônia Romana fundada no ano de 181 a.C. e foi capital da X Região Augusta e metrópole da Igreja Cristã. Junto com a cidade de Ravenna e Brescia, são os 3 principais sítios arqueológicos do norte da Itália. Se localiza ao sul da provícia de Udine e fica há 16 Km da cidade natal de Valentino Bujat, Aiello del Friuli.
A Basílica de Aquileia é importante ponto turístico onde São Marcos trabalhou na evangelização da cidade, tendo sido enviado por São Pedro. É o prédio cristão mais antigo do norte da Itália oriental. Os mosaicos no interior da Basílica estão em ótimo estado de conservação.
Vista externa da Basílica de Aquileia Mosaicos internos na passarela do lado direito: Figura central representa Cristo com a ovelha nas costas.
Outro importante ponto turístico muito visitado em Aquileia é o “Forum Romanum” que atualmente é patrimônio da UNESCO. Construído no início do segundo século a.C. (antes de Cristo), foi o centro político, social e administrativa da cidade. A área arqueológica do Forum pode ser visitada a partir da rua principal da cidade (Via Giulia Augusta). Mais ao sul da pequena cidade há o Museo Archeologico Aquileia, com peças de ornamentos das casas, prédios municipais e religiosos dos Romanos da região de Aquileia.
Sítio arqueológico do Forum Romanum Museu Arqueológico de Aquileia
ALPES CÁRNICOS
Encrustados nas fronteiras entre Áustria, Itália e Eslovênia, esta cadeia de montanhas, oferece para os turistas paisagens inesquecíveis. A culinária genuína das montanhas e o uso da farinha de trigo sarraceno torna a região um ótimo lugar para os amantes de pratos diferentes e únicos. O Monte Coglians com 2780m de altura é o mais alto da região da Carnia e a cidade de Tolmezzo é uma das mais importantes do distrito da Carnia.
Alpes Carnicos Cidade de Prato Carnico nos Alpes Carnicos
UDINE
Capital histórica do Friuli a área foi habitada desde a idade neolítica, provavelmente estabelecida pelo povo Celta. As primeira citações da cidade datam de Em a.C. Após 1223 com a fundação do mercado, a cidade transformou-se na mais importante do Friuli.
De 1420 a 1797 Udine fez parte da República de Veneza e de 1805 a 1866 foi parte da administração austríaca. A “Piazza della Libertà” ou Praça da Liberdade em português, é um importante ponto turístico por ser uma das mais belas praças de arquitetura Veneziana. A “Via Mercatovecchio” ou rua do antigo mercado, com suas sinuosidades e repletas de moradias e comércios com arquitetura que remontam 1500, é uma ótima opção para um café e compra de souvenirs.
A Praça Matteotti além de ponto turístico, é o local de encontro preferido dos moradores Udineses. O Duomo (Igreja) de Udine foi construído em 1236 com estilo arquitetônico românico é o edifício religioso mais importante da cidade.
Piazza della Libertà Via Mercatovecchio Duomo di Udine Piazza Matteotti
GORIZIA
A cidade Gorizia é a capital da província de mesmo nome. Situada no sudeste da Região de Friuli Venezia Giulia, fica a pouco quilômetros da fronteira da Itália com a Eslovênia aos pés dos Alpes Giulios. O prícipal ponto turístico é o Castelo de Gorizia que data do século XI. Dentro do castelo se localiza o Museu Medieval Goriziano, com mostras de móveis e indumentária da época, além das armas e máquinas de cerco utilizadas na Idade Média.
Il Museo della Grande Guerra di Gorizia si sviluppa nel piano seminterrato di due antiche dimore del Borgo Castello ed è articolato in nove sale, dove fotografie, oggetti e interventi multimediali rievocano l’esperienza della guerra e i suoi riflessi umani e sociali. L’allestimento tende soprattutto a far conoscere la quotidianità del vivere durante la guerra; quella del soldato, indipendentemente dalla divisa che indossa, è segnata da sanguinose battaglie, ma anche da lunghi periodi di attesa in trincea qui efficacemente resa in particolar modo dalla riproduzione, a grandezza naturale, di una trincea che i visitatori possono attraversare accompagnati da un sonoro che riproduce l’assordante rumore della guerra con spari, esplosioni e grida.