Turismo na Região de Friuli Venezia Giulia (FVG)

Realizamos pesquisa na internet sobre os pontos turísticos mais relevantes a fim de compartilhar com a família. Quem sabe um dia possamos ter a alegria de visitar as terras que nossos ancestrais viveram.

LIGNANO SABBIADORO

É uma cidade a beira mar localizada no sul da província de Udine e destino de muitas famílias friulanas no verão. Possui 39 balneários em sua costa. A costa é longa e possui uma faixa de areia larga. A cidade tem vida noturna e atrações para adultos e crianças. Existem locais especializados para atendimento para cadeirantes.

O balneário Aragosta (número 11) é um dos maiores de Lignano. Situa-se a poucos metros do Bar Smeraldo onde se pode fazer um almoço rápido, desfrutar o café da manhã e aproveitar um sorvete gelado. As areias possuem wi-fi e pode-se alugar cadeira de praia e guarda-sóis (ombrellone).

Granchio é o balneário de número 01, e fica localizado nas proximidades da “Laguna di Marano”. Uma viagem de barco de Lignano a Marano é rápida e dura cerca de 30 minutos. Em Marano se encontra locais parecidos com a famosa Veneza, pois os canais são margeados por prédios e construções voltadas ao turismo local e internacional.

Em Granchio pode-se passar um tempo no quiosque na areia e admirar a vista estupenda do Mar Adriático e há o restaurante Punta Faro Beach que oferece café da manhã, almoço e aperitivos ao pôr do sol. A tradução de “granchio” é caranguejo.

AQUILEIA

É uma colônia Romana fundada no ano de 181 a.C. e foi capital da X Região Augusta e metrópole da Igreja Cristã. Junto com a cidade de Ravenna e Brescia, são os 3 principais sítios arqueológicos do norte da Itália. Se localiza ao sul da provícia de Udine e fica há 16 Km da cidade natal de Valentino Bujat, Aiello del Friuli.

A Basílica de Aquileia é importante ponto turístico onde São Marcos trabalhou na evangelização da cidade, tendo sido enviado por São Pedro. É o prédio cristão mais antigo do norte da Itália oriental. Os mosaicos no interior da Basílica estão em ótimo estado de conservação.

Outro importante ponto turístico muito visitado em Aquileia é o “Forum Romanum” que atualmente é patrimônio da UNESCO. Construído no início do segundo século a.C. (antes de Cristo), foi o centro político, social e administrativa da cidade. A área arqueológica do Forum pode ser visitada a partir da rua principal da cidade (Via Giulia Augusta). Mais ao sul da pequena cidade há o Museo Archeologico Aquileia, com peças de ornamentos das casas, prédios municipais e religiosos dos Romanos da região de Aquileia.

ALPES CÁRNICOS

Encrustados nas fronteiras entre Áustria, Itália e Eslovênia, esta cadeia de montanhas, oferece para os turistas paisagens inesquecíveis. A culinária genuína das montanhas e o uso da farinha de trigo sarraceno torna a região um ótimo lugar para os amantes de pratos diferentes e únicos. O Monte Coglians com 2780m de altura é o mais alto da região da Carnia e a cidade de Tolmezzo é uma das mais importantes do distrito da Carnia.

UDINE

Capital histórica do Friuli a área foi habitada desde a idade neolítica, provavelmente estabelecida pelo povo Celta. As primeira citações da cidade datam de Em a.C. Após 1223 com a fundação do mercado, a cidade transformou-se na mais importante do Friuli.

De 1420 a 1797 Udine fez parte da República de Veneza e de 1805 a 1866 foi parte da administração austríaca. A “Piazza della Libertà” ou Praça da Liberdade em português, é um importante ponto turístico por ser uma das mais belas praças de arquitetura Veneziana. A “Via Mercatovecchio” ou rua do antigo mercado, com suas sinuosidades e repletas de moradias e comércios com arquitetura que remontam 1500, é uma ótima opção para um café e compra de souvenirs.

A Praça Matteotti além de ponto turístico, é o local de encontro preferido dos moradores Udineses. O Duomo (Igreja) de Udine foi construído em 1236 com estilo arquitetônico românico é o edifício religioso mais importante da cidade.

GORIZIA

A cidade Gorizia é a capital da província de mesmo nome. Situada no sudeste da Região de Friuli Venezia Giulia, fica a pouco quilômetros da fronteira da Itália com a Eslovênia aos pés dos Alpes Giulios. O prícipal ponto turístico é o Castelo de Gorizia que data do século XI. Dentro do castelo se localiza o Museu Medieval Goriziano, com mostras de móveis e indumentária da época, além das armas e máquinas de cerco utilizadas na Idade Média.

Il Museo della Grande Guerra di Gorizia si sviluppa nel piano seminterrato di due antiche dimore del Borgo Castello ed è articolato in nove sale, dove fotografie, oggetti e interventi multimediali rievocano l’esperienza della guerra e i suoi riflessi umani e sociali. L’allestimento tende soprattutto a far conoscere la quotidianità del vivere durante la guerra; quella del soldato, indipendentemente dalla divisa che indossa, è segnata da sanguinose battaglie, ma anche da lunghi periodi di attesa in trincea qui efficacemente resa in particolar modo dalla riproduzione, a grandezza naturale, di una trincea che i visitatori possono attraversare accompagnati da un sonoro che riproduce l’assordante rumore della guerra con spari, esplosioni e grida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *